Como ocorre a intervenção psicopedagógica ?

O psicopedagogo pode atuar de duas formas

A intervenção do psicopedagogo pode ser de forma preventiva, a qual detecta as dificuldades e promove sugestões metodológicas, orientação vocacional, educacional e ocupacional ou de forma terapêutica. Seja em escolas, identificando alunos com dificuldades ou em hospitais, elaborando diagnósticos das pessoas internadas. Também  pode trabalhar em centros comunitários, em consultórios ou orientando pessoas quanto ao processo de aprendizagem. Ademais, áreas como treinamento, educação continuada e acompanhamento de pessoas com deficiência, aumentaram a demanda de psicopedagogo no meio empresarial. Em contrapartida, numa linha terapêutica a função é tratar a dificuldade de aprendizagem, diagnosticando e desenvolvendo técnicas remediativas.

A partir do estudo da origem da dificuldade em aprender, o psicopedagogo desenvolve atividades que estimulam as funções cognitivas que não estão ativadas no paciente e a questão afetiva e social. O psicopedagogo contribui para a construção da autonomia e independência, através da relação com “como eu aprendo” e “como me relaciono com o saber”. Durante as sessões com o psicopedagogo, os recursos como jogos, livros e computador, tem a finalidade de descobrir os estilos de aprendizagem do paciente: ritmos, hábitos adquiridos, motivações, ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender. O psicopedagogo tem a função de auxiliar o indivíduo que não aprende a se encontrar nesse processo, além de ajudá-lo a desenvolver habilidades para isso.

Quando existe a dificuldade para articular o “eu” e o “outro”, significa falta de autonomia para a aprendizagem, acontece uma discrepância entre o corpo, o pensamento e a emoção. Se você não tem facilidade de interação, tem a sensação de estar ameaçado quando está em grupo, necessita da intervenção do psicopedagogo. Quando a pessoa se sente excluída, precisa de uma equipe estruturada para ajudá-lo com as questões cognitivas, sócio-afetivas e com a autoconfiança.

Caso você precise de uma equipe interdisciplinar, entre em contato com o Centro Psicopedagógico Apoio. Nós atuamos com excelência na prevenção das dificuldades de aprendizagem, a partir de um enfoque transdiciplinar. Realizamos atendimento psicológico, psicopedagógico, psicanalítico e fonoaudiológico.

e-mail : contato@centropsicopedagogicoapoio.com.br

Fones: (21) 2267-3891;  (21) 3259-8660;  (21) 8589-7775

Endereço: Av. Nossa Senhora de Copacabana 1072/ 406 – Copacabana – Ao lado do Metrô Cantagalo.

 

Por Anne Mascarenhas

Jornalista

Veja mais:

O que é a Psicopedagogia ?

O que faz o Psicopedagogo ?

Onde atua o Psicopedagogo ?

Como é o atendimento psicopedagógico clínico ?

Como ocorre a intervenção psicopedagógica ?

O que é Dislexia ?

Dislexia tem cura ?

Qual o tratamento para Dislexia ?

Existe exercícios para a Dislexia ?

Quais os principais sintomas da Dislexia ?

Como saber se seu filho é disléxico ?

O que é TDA/H ? Transtorno Do Déficit De Atenção e Hiperatividade

Como Agir Com Crianças Hiperativas e Desatentas na Escola

A hiperatividade está associada ao déficit de atenção?

Existe teste para TDA/H ?

Qual o melhor remédio para o TDA/H ?

Quem precisa de Ritalina ?

A Ritalina faz mal a saúde ?

Como saber se a criança é hiperativa ?

Existe teste para déficit de atenção ?

O que é distúrbio do déficit de atenção ( DDA) ?

Quais as principais dificuldades de aprendizagem ?

O que é Discalculia ?

O que é Dislalia ?

O que é Disortografia ?

 

Google+

&nbsp&nbsp &nbsp&nbsp
Ver. 1.3

Os comentários estão encerrados.