A Psicopedagoga Clínica, Bárbara Santos, Explica a Metodologia que compõe o : Sistema De Estudos EQUAR

A Criadora do EQUAR, Bárbara Santos, Explica a Metodologia e Como Funciona esse Sistema de Aprendizagem Significativa.

Bárbara Santos, psicopedagoga clínica, conversou com a nossa equipe e falou tudo sobre o Sistema de Estudos que vem ressignificando a maneira de estudar : EQUAR.

 Confira o áudio dessa entrevista e saiba como você pode aprender com menos esforço e mais rapidez:

EQUAR significa Equilíbrio, QUestionamento, Autoavaliação e Ressignificação

Existem 4 etapas para uma aprendizagem significativa. Com o Sistema de Estudos EQUAR, você tem um parâmetro para saber de onde você veio e para onde você está indo. Na etapa do equilíbrio, você tenta equilibrar o que não sabe e o que precisa aprender. É ter a consciência de que existem pontos importantes para aprender e saber se monitorar: eu to aprendendo?. É o quanto você sabe sobre o que você sabe, sobre a forma com que você está aprendendo. Passamos pelo questionamento, no qual você passa a perceber se você sabe mesmo o conteúdo, se ele ficou, enfim. Claro que não é só isso, para cada etapa nós temos uma metodologia. Passamos pela autoavaliação e depois pela ressignificação, ou seja, aquilo que eu achava que sabia foi realmente o que eu aprendi, era aquilo mesmo?

 O Sistema de Estudos EQUAR ajuda o estudante a se conhecer e a aprender a aprender, independente do objetivo. Aprender é tanto para o ensino médio, para o ENEM, para um concurso, enfim. Se eu me conheço, se eu sei como eu aprendo, o que vai mudar é o foco. Se eu vou organizar um estudo para um concurso, eu tenho que traçar objetivos específicos para aquela prova. É uma questão de foco e de objetivo. É quando muita gente peca, ela estuda para um concurso do mesmo jeito que estuda para uma prova que vai fazer amanhã na faculdade. O EQUAR é a base de tudo, fundamentada na teoria do desenvolvimento humano. 

Ficou curioso para saber mais? Bárbara Santos também conta o que a motivou para criar esse Sistema de Estudos e explica com detalhes como ele funciona.

Escute a entrevista completa no início da página.

POR ANNE MASCARENHAS

Confira mais entrevistas:

ENTENDA MAIS SOBRE PSICOPEDAGOGIA

Castigar ou Não Castigar as Crianças?

Suellen Buchaúl, Psicóloga e Psicanalista, Fala Sobre o Terror Noturno

TUDO SOBRE DISGRAFIA

O QUE É DISCALCULIA?

SAIBA MAIS SOBRE DISORTOGRAFIA

FONOAUDIÓLOGA FALA SOBRE A PSICOMOTRICIDADE

 

&nbsp&nbsp &nbsp&nbsp
Ver. 1.3

Os comentários estão encerrados.