Manuela Bousquet, Psicopedagoga, Tira Dúvidas Sobre Psicopedagogia

Manuela Bousquet, psicopedagoga, tira dúvidas sobre Psicopedagogia: para que serve, como é a atuação do profissional, entre outras.

Se você também tem dúvidas e quer ouvir a resposta de profissionais da área da saúde, deixe a sua pergunta no site.

 

1) – O que é psicopedagogia clínica?

R: O psicopedagogo, através do diagnóstico clínico, irá identificar as causas dos problemas de aprendizagem. Para isto, ele usará instrumentos tais como, provas operatórias (Piaget), provas projetivas (desenhos), EOCA, anamnese.

Na clínica, o psicopedagogo fará uma entrevista inicial com os pais ou responsáveis para conversar sobre horários, quantidades de sessões, honorários, a importância da frequência e da presença e o que ocorrer, ou seja, fará o enquadramento. Neste momento não é recomendável falar sobre o histórico do sujeito, já que isto poderá contaminar o diagnóstico interferindo no olhar do psicopedagogo sobre este. O histórico do sujeito, desde seu nascimento, será relatado ao final das sessões numa entrevista chamada anamnese, com os pais ou responsáveis. O diagnóstico poderá confirmar ou não as suspeitas do psicopedagogo. Caso o profissional  identifique problemas de aprendizagem ele indicará um tratamento psicopedagógico.  Ele poderá também identificar outros problemas e aí considerar a necessidade de indicar um psicólogo, um fonoaudiólogo, um neurologista, ou outro profissional dependendo do caso.

 

2) – O que é intervenção psicopedagógica?

R: Fala-se de intervenção como uma interferência que um profissional, tanto o educador, quanto o psicopedagogo realiza sobre o processo de desenvolvimento ou de aprendizagem do sujeito, o qual pode estar apresentando problemas nestes aspectos. Entende-se que na intervenção o procedimento adotado interfere no processo, com o objetivo de compreendê-lo, explicitá-lo ou corrigi-lo. Introduzir novos elementos para o sujeito pensar, poderá levar à quebra de um padrão anterior de relacionamento com o mundo das pessoas e das ideias. Exemplifica-se como intervenções psicopedagógicas uma fala, um assinalamento, uma interpretação que o psicopedagogo realiza na escola em crianças com transtorno de déficit de atenção com a finalidade de desvelar um padrão de relacionamento, uma relação com o mundo e, portanto, com o conhecimento. Podemos então  considerar que um dos objetivos da psicopedagogia é a intervenção a fim de fazer a mediação entre a criança e seus objetos de conhecimento. Compreende-se que as causas do não aprender podem ser diversas. Em vista dessa necessidade reconhecemos que não é tarefa fácil para os educadores compreenderem essa pluricausalidade. Torna-se comum constatar que as escolas rotulam e condenam esse grupo de alunos à repetência ou multirrepetência.

 

3) – Para que serve Psicopedagogia ?

R: A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar e intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.

Os psicopedagogos são profissionais preparados para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando na sua prevenção, diagnóstico e tratamento clínico ou institucional, podendo atuar em escolas e empresas (psicopedagogia institucional), na clínica (psicopedagogia clínica).

Temos a psicopedagogia, neste contexto, que deve ser entendida como uma área que pretende compartilhar as reflexões, pesquisas e atuação dos aspectos relacionados aos processos ensino/aprendizagem. Portanto, a psicopedagogia estuda características da aprendizagem: como se aprende, como esta aprendizagem varia e está condicionada a diversos fatores, como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhecê-las, trata-las e preveni-las.

 

Quer ouvir a entrevista completa? CLIQUE AQUI

 

Confira mais entrevistas:

PSICÓLOGA FALA SOBRE O TERROR NOTURNO

TUDO SOBRE DISGRAFIA

O QUE É DISCALCULIA?

SAIBA MAIS SOBRE DISORTOGRAFIA

FONOAUDIÓLOGA FALA SOBRE A PSICOMOTRICIDADE

Veja mais:

O que é a Psicopedagogia ?

O que faz o Psicopedagogo ?

Onde atua o Psicopedagogo ?

Como é o atendimento psicopedagógico clínico ?

Como ocorre a intervenção psicopedagógica ?

O que é Dislexia ?

Dislexia tem cura ?

Qual o tratamento para Dislexia ?

Existe exercícios para a Dislexia ?

Quais os principais sintomas da Dislexia ?

Como saber se seu filho é disléxico ?

O que é TDA/H ? Transtorno Do Déficit De Atenção e Hiperatividade

Como Agir Com Crianças Hiperativas e Desatentas na Escola

A hiperatividade está associada ao déficit de atenção?

Existe teste para TDA/H ?

Qual o melhor remédio para o TDA/H ?

Quem precisa de Ritalina ?

A Ritalina faz mal a saúde ?

Como saber se a criança é hiperativa ?

Existe teste para déficit de atenção ?

O que é distúrbio do déficit de atenção ( DDA) ?

Quais as principais dificuldades de aprendizagem ?

O que é Discalculia ?

O que é Dislalia ?

O que é Disortografia ?

Google+

&nbsp&nbsp &nbsp&nbsp
Ver. 1.3

Os comentários estão encerrados.